top of page

Fascismo na Espanha

  • Foto do escritor: Rodrigo Mendes
    Rodrigo Mendes
  • 29 de ago. de 2016
  • 1 min de leitura

Enquanto em Portugal, vigorava o Salazarismo, na Espanha acontecia o Franquismo. O Franquismo ou Regime Franquista, foi um modelo de governo político ditatorial que vigorou na Espanha de 1939 até 1976, esse governo era moldado por Francisco Franco. O Regime Franquista nasceu através de um golpe de Estado contra um governo LEGÍTIMO e democrático.

Depois da crise de 1929, a Espanha instaurou um governo republicano com influências comunistas que durou 6 anos. Em Julho de 1936 o general Franco, foi apoiado por simpatizantes do fascismo, burguesia, classe média e também pela igreja. Com todo esse apoio, o partido fascista Falange deu um golpe no governo esquerdista que era apoiado pela URSS. Esse golpe resultou em um confronto direto entre o general Franco e seus apoiadores contra as milícias de trabalhadores, e assim surgiu a Guerra Civil Espanhola, que durou até o ano de 1939, quando os nacionalistas, liderado por General Franco, saiu vitorioso, e instaura o regime ditatorial franquista.

Esse regime que é muito semelhante ao Fascismo, tem como característica, o conservadorismo nacional (que foi influenciado pelo Nacionalismo), e também existia a limitação de direitos individuais bem como a violação dos mesmos. O regime franquista era fantasiado de discurso romântico, catolicista, anticomunista e tradicionalista, essas propagandas tinha o interesse de enaltecer o ditador e manter o controle da população. Os resultados desse governo aos moldes fascistas, teve resultados catastróficos: 300 mil pessoas presas, 150 mil fuzilados, e 30 mil desaparecidos. Em 1978 como uma nova constituição, a Espanha tornou-se uma democracia, após sofrer muitos anos com a ditadura.

 
 
 

Commentaires


©2018 by Xesquedele. Proudly created with Wix.com

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
bottom of page